PARAS E PARASECT

05/05/2014 05:03

 

    Um dos mais curiosos fatos que é comentado no mundo Pokémon trata do estado do Paras e de sua evolução, o Parasect. Muitos estudiosos os classificam como Pokémons grama normais, porém muitos outros demonstram que eles na realidade foram uma espécie de Pokémon que, com a chegada de extraterrestres se tornaram a espécie que hoje conhecemos. Mas como podemos acreditar nessa segunda hipótese?

    Sabemos que o Paras é um Pokémon grama que apresenta dois cogumelos em suas costas, o que o ajuda de diversas formas, seja durante uma batalha, no qual ele pode utilizar os Esporos Paralisantes, como fora das batalhas, no qual o cogumelo o ajuda a realizar o processo de fotossíntese, que o complementa na alimentação, ou ainda podem ajudar os humanos auxiliando na utilização de alguns esporos que geram venenos e vacinas poderosas.

    Mas esses cogumelos demonstram que crescem e acabam tomando conta de todo o corpo do pequeno Paras, que sente a necessidade de evoluir graças a essa grande demanda que seu fungo “amigo” sente necessidade. Com a evolução, percebemos de forma mais nítida que o fungo toma sim conta do corpo do Paras e, consequentemente, do Parasect. Os olhos deste demonstram um ar cadavérico, como os presente em zumbis, com ausência de globos oculares e expressões mais nítidas.

    Neste momento que o fungo toma conta do Paras e o comanda a evolução, há uma ligação direta entre todos os esporos deste e o sistema nervoso do hospedeiro, causando uma imensa dependência que a separação dos dois, com certeza, levaria a uma morte rápida e indolor do hospedeiro, uma vez que todo o seu sistema nervoso estaria desligado. Mas o fungo, caso seja replantado na terra, poderia sobreviver e tentar lançar seus esporos para outros jovens Paras, para se alimentar vagarosamente dele e crescer mais uma vez.

    Para preservar seu método de vida, o fungo presente nas costas do Paras/Parasect, durante a reprodução do Pokémon, libera pequenos esporos para dentro dos ovos, o que já transforma esses novos Pokémons em hospedeiros obrigatórios.

    Pesquisadores descobriram fósseis de espécies de Paras sem o cogumelo nas proximidades do Monte Lua, onde hoje essa espécie de Pokémon é mais encontrada. Durante seus estudos para entender o porque dessa “aquisição” ao cogumelo de suas costas, os cientistas conseguiram identificar que os Paras fósseis não possuíam uma boa locomoção, não possuíam boas defesas corporais e morriam normalmente antes de atingirem a idade adulta para a procriação, fato só mudado após a inserção dos cogumelos ao seu processo evolutivo de espécie, que demorou milhares de anos para se tornar a espécie que conhecemos hoje.

    Mas como esses cogumelos chegaram até o domínio da mente do Parasect e ajudaram o Paras a se proliferar e defender-se melhor? Essa é uma teoria que os cientistas ainda não conseguiram comprovar, mas entre os grandes nomes que pesquisam a razão, temos que esse tipo de fungo não existe em outros locais do mundo Pokémon, sendo encontrado, única e exclusivamente nas espécies Paras/Parasect ou nos locais onde jazem seus corpos mortos, como forma de tributo aos seus hospedeiros.

    Alguns poucos estudos indicam que esse fungo se originou no planeta já não mais existente conhecido como Chals/Lua (ver matéria sobre os Cleffa/Clefairy/Clefable), que se instalou no Mundo Pokémon graças a proteção de Arceus durante o choque que ocorreu contra ele, graças a disputa entre Kyogre e Groudon. Por essa razão vemos uma grande ligação entre os Cleffa e suas evoluções com os Parasects, que protegem seus aliados planetários de forma intensa e corajosa.